Blog


Deus existe ?

14/12/2010 - 20:32:00



Na semana passada ouvi o seguinte comentário: "Deus não existe, se existisse não permitiria que alguém entrasse num colégio matando crianças." No final das contas, sempre acaba sobrando para Deus. Presta atenção na quantidade de vezes que ouvimos essas expressões: Se Deus quiser, Vai com Deus, Pelo amor de Deus, Fica com Deus, Graças a Deus... Meu Deus do Céu!

Quem é Deus ? Google, por favor, me responda!

Encontrei páginas e páginas tentando explicar quem é o Cara, mas vou simplificar a resposta: Deus significa divindade. "Divindade é um ser sobrenatural, usualmente com poderes significantes, cultuado, tido como santo, divino ou sagrado, e respeitado por seres humanos. Normalmente as divindades são superiores aos seres humanos e a natureza. Uma divindade pode ser masculina, feminina, hermafrodita ou neutra, mas é usualmente imortal."

Então Ele é um Ser sobrenatural, imortal e superior a nós.... Esse é o conceito ocidental básico, mas vamos continuar a investigação.

"No Taoísmo, o conceito Deus é diferente, nessa filosofia tudo o que existe é o Tao, que significa "O Caminho". Tao é um conceito que transcende as dimensões espaço-tempo e constitui a essência do universo, a realidade última e indefinível, e é através do Tao - meio eterno da evolução - que passam todas as coisas. Tudo é cíclico, pois Tao é a energia que flui através de toda a vida."

Para eles, não existe o Cara sobrenatural e todo poderoso, que está acima de nós, segundo o Taoísmo, Deus é algo que está presente na vida, entre nós e em nós. Essa teoria me lembra a do hinduísmo: "A concepção de Deus no hinduísmo é complexa, Deus seria "prakriti", ou seja, energia. Os hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais. O hinduísmo é centrado em uma variedade de práticas que são vistas como meio para o indivíduo experimentar a divindade que está em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu Ser."

Então, segundo o hinduísmo, Deus está em todas as partes, inclusive dentro de nós, e é possível experimentar a divindade seguindo uma série de práticas, imagino que sejam práticas espirituais como a meditação, repetição de mantras, estudo das escrituras sagradas, prática da yoga, etc.... mas nos dias de hoje, acredito que existe uma prática que deve ser considerada prioritária que é cultivar e expressar valores humanos como generosidade, simplicidade, amor, atenção, respeito, consideração, compreensão, confiança, coerência, delicadeza, dignidade, compaixão, gratidão, bondade e tantas outras virtudes.

Seguindo essa linha de raciocínio, Deus existe e se manifesta na vida através de nós, através da nossa ação no mundo. Mas.... peraí, vamos levar em conta o comentário lá em cima: "Deus não existe, se existisse não permitiria que alguém entrasse num colégio matando crianças."

Se esse jovem, o assassino, tivesse crescido em um ambiente amoroso e respeitoso, tivesse recebido dos seus pais, professores e amigos de colégio atenção, cuidados médicos, carinho, amor, respeito e compaixão, ou seja, se Deus tivesse se manifestado na vida dele através da doce presença das pessoas que estão a sua volta, teria ele tomado a atitude que tomou?

Não tem ninguém lá em cima, nós somos os responsáveis pela construção de um mundo mais digno e harmônico, mas isso exige trabalho, consciência, esforço, dedicação, persistência, força de vontade e fé em nós mesmos e na humanidade. Eis o grande desafio: assumir nossa responsabilidade e exercer nosso poder divino no mundo, aqui e agora.


Comente:

Comentário enviado com sucesso! Aguardando aprovação...
Comentário não pôde ser enviado. Tente novamente mais tarde!

chico 21/04/2011 - 03:22:02

Muito bom!Idéias conscientizadoras.E como diz o budismo por exemplo, "consciencia é Buda, consciencia é Deus"

Alice 01/05/2011 - 20:22:42

Parabéns Stef! Que a deusa Sarasvati continue a se manifestar através de vc ;)

Buscar no blog

CATEGORIAS