Biografia

Nasci em São Paulo e aos sete anos me mudei para Araraquara, interior do estado. Sempre gostei de brincar de montar peças de teatro e de fazer entrevistas usando os microfones e gravadores que pedia de presente de aniversário. Foi assim que comecei minha carreira. Atriz, repórter e locutora de fundo de quintal.

Durante a adolescência, participei ativamente dos grupos de teatro do colégio. Aos dezesseis anos, recebi um convite da rádio da cidade para fazer um teste e ser locutora. Fiz, passei e ganhei um programa diário na Rádio Morada do Sol. Em seguida fui convidada para ser umas das apresentadoras do Morada em Manchete, telejornal local da extinta Rede Manchete. Falava sobre o clima, cultura e assuntos amenos.

Com dezessete anos, me mudei para o Rio de Janeiro para estudar jornalismo, estudei na Hélio Alonso (FACHA). Na época da faculdade também era locutora da Rádio Facha e apresentadora da TV Facha. Continuei com as peças de teatro, trabalhei nas Cias Teatro de Roda e Fanfarra Carioca. Fiquei em cartaz no Rio, viajei pelo Brasil em projetos com o Sesc e acabei me profissionalizando como atriz, comprovando mais de 10 anos de trabalho.

Quando me formei jornalista, em 1996, comecei a trabalhar como repórter, locutora e apresentadora freelance em diferentes segmentos, até descobrir definitivamente que queria trabalhar na área do cinema. Aí corri atrás de uma oportunidade no Canal Telecine, da Globosat, e depois de um pouquinho de persistência, fui contratada, em 1998. Trabalhei por seis anos como apresentadora, locutora e repórter de lá. Apresentei os programas Galeria, CineView e Cena Livre, cobri os principais eventos e festivais de cinema incluindo os de Cannes e Veneza, apresentei eventos ao vivo e entrevistei diretores, roteiristas e celebridades como Bernardo Bertolucci, Robert Rodriguez, Baz Luhrmann, Antonio Banderas, Michelle Pfeiffer, Fernanda Montenegro, Antonio Fagundes, Meryl Streep, George Clooney, Catherine Zeta Jones, Nicolas Cage e muitos outros.

Em 2004 decidi respirar novos ares, fui morar na Europa, na Espanha. O cinema sempre me inspirou e ensinou, por isso busquei iniciativas que trabalhassem com cinema como instrumento de educação. Descobri a Fundación Lumiére, em Madri, que tem como principal objetivo promover e difundir a cultura, especialmente a sétima arte. Fui contratada e durante 2 anos coordenei as Jornadas de Cinema Infantil que, através do cinema, transmitiam valores humanos para crianças de 6 a 12 anos.

Na Espanha, também apresentei eventos, fiz direção de imagem e reportagem para vídeos institucionais e documentários, fui júri em festivais de cinema, fiz assessoria de imprensa, ou seja, continuei tagarelando e buscando formas para me comunicar e expressar! En español, por supuesto.

Após esse período de experiência internacional, decidi voltar para o Brasil. Hoje moro no Rio de Janeiro e continuo trabalhando como locutora, apresentadora, repórter e roteirista. Entre meus clientes e parceiros estão: Oi Futuro, ALERJ, GIC Gerenciamento e Comunicação, Motorola, HSBC, Losango, Telecine, Boticário, Rede Povos da Floresta, Associação de Cultura e Meio Ambiente, Megapix, Via Filmes, Antenna Produtora, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Museu do Índio do Rio de Janeiro e TEDXSudeste.

Ao voltar para o Brasil, me aproximei muito de temas como meio ambiente e sustentabilidade, visitei algumas vezes a comunidade dos Ashaninka, na Floresta Amazônica, e realizei um vídeo documentário sobre o Centro Yorenka Ãtame - Saberes da Floresta, no Acre, um espaço que promove a proteção da biodiversidade e difusão de práticas de manejo sustentável dos recursos naturais da região.

Fiz a pós graduação em cinema documentário da FGV no Rio de Janeiro e dirigi meu primeiro curta-metragem: Jean Marie. O filme foi exibido em festivais nacionais e internacionais, nos EUA e França, e entrou na programação do Canal Brasil.

Pratico ioga, meditação e sou idealista, sonho com um mundo melhor, mais justo e evolutivo. Onde o compromisso maior não é com o Ter e sim com o Ser. Procuro, através das minhas ações no mundo, promover a informação, inspiração, consciência e transformação. A verdadeira transformação, aquela que vem de dentro para fora.